Inédita, a série faz referência ao filme homônimo do cineasta Michelangelo Antonioni, uma das principais referências estéticas de Giselle Beiguelman. Capturada num depósito municipal de São Paulo, a fotografia original, feita com uma câmera Nikon D7000, sofreu vários tipos de intervenções quando a artista a submeteu a um programa de corrupção de vídeo para imagens de baixa resolução.
A incompatibilidade entre os parâmetros do software utilizado, programado para vídeos de até 800 x 600 pixels, em 72 dpi [dots per inch, pontos por polegada], e a foto de 4928 x 3265 pixels e 300 dpi, causaram erros de processamento que foram capturados da tela do computador, entremeados por vários colapsos do sistema operacional. A série retrata uma cena que é uma metáfora da paisagem midiática do século 21: tecnologias de ponta transformadas em poucos anos em lixo, empilhadas ao relento. Questiona a descartabilidade dos equipamentos digitais e as suas relações com a incomunicabilidade, tema central na poética de Antonioni.
12 imagens + 1 imagem matriz, 60 x 42 cm, impressão jato de tinta sobre papel.
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This new series makes reference to the homonymous film by Italian filmmaker Michelangelo Antonioni, who is one of Giselle Beiguelman’s main aesthetic references. The original photo was captured in a warehouse in the city of São Paulo with a NikonD7000 camera; several interventions were made in it through the use of a video-corruption program for low-resolution images.
The incompatibility among the parameters of the software the artist used, which is programmed for videos of up to 800 x 600 pixels, in 72 dpi [dots per inch], and the photo, with 4928 x 3265 pixels and 300 dpi, caused processing errors that were captured from the computer screen, interweaved with various operating system collapses. The series portrays a scene that is a metaphor for the media landscape of the 21st century: state of the art technology that, in a few years, become garbage, piled up outdoors. It questions the disposability of digital equipment and its relationship with incomunicability, which is a central theme in Antonioni’ poetic.