Por Leila Kyomura
Giselle Beiguelman – artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – apresenta duas novas instalações, Monumento Nenhum, no Beco do Pinto, e Chacina da Luz, no Solar Marquesa de Santos, que sedia o Museu da Cidade de São Paulo. As instalações refletem sobre a relação da cidade com as obras que integram o espaço público e discutem as políticas de memória e esquecimento.
Beiguelman explica a razão de levar a arte para o coração da cidade “Fazer uma intervenção como estas duas instalações está relacionado à ideia de ocupar e abrir os canais históricos para outras experiências estéticas e cognitivas. Pretendemos incentivar as pessoas a conhecer a cidade não de dentro dos carros e dos ônibus, mas caminhando e recuperando o seu patrimônio não apenas de forma contemplativa, mas de forma vivida.”
Os visitantes podem apreciar as duas instalações gratuitamente. E também contam com materiais adicionais.
“Preparamos um material de apoio. São fichas como cartões postais que trazem não só a documentação visual da mostra, mas informações sobre a história dessas esculturas”. Essas fichas ficam dentro de gavetas de aço e ao lado há uma placa orientando: “Abram os arquivos”. O público tem liberdade para abrir, observar, retirar as fichas, colocá-las em um envelope e levar para casa compartilhando a história e arte com os interessados.
“Esta é uma mensagem que me parece estratégica nos tempos que estamos vivendo. Não basta só discutir a memória”, reflete Beiguelman. “A questão é a abertura e o acesso aos documentos e à história. Portanto, a chamada “Abram os arquivos” não está ligada só ao contexto da exposição, mas à situação geral do País e às questões que são fundamentais no processo de produção do nosso esquecimento coletivo e social.”
Mais informações sobre as instalações Monumento Nenhum e Chacina da Luz, acesse o site do projeto e siga nas redes sociais: Facebook e Instagram
Monumento Nenhum e Chacina da Luz. 04/5 a 01/9 de 2019.
Rua Roberto Simonsen 136 São Paulo – SP 01017-020. 3a a Domingo: 9–17h.
Acesse a playlist com todos os áudios da coluna Ouvir Imagens na Rádio USP veiculados desde março de 2018 | Leia todas as transcrições e posts.
Esta coluna tem desde setembro de 2018 playlist no YouTube!