Acaba de sair pela Editora Equador, em coedição com o AVXLab, o livro O Cinema e seus outros, organizado por Lucas Bambozzi e Demétrio Portugal.
O livro traz um conjunto de textos de pesquisadores, artistas e intelectuais, como são os próprios organizadores, nomes, aliás, referenciais na reflexão sobre o audiovisual.
Um dos principais méritos do livro é permitir um olhar mais contemporâneo sobre um universo que não se conforma aos padrões industriais do cinema e da televisão. Um dos aspectos mais interessantes desse livro, que eu gostaria de destacar, é o fato de discutir o impacto das redes na cultura visual contemporânea.
A imagem nas redes
A cultura visual contemporânea é indissociável da produção imagética nas redes. Nunca se fotografou tanto como em nossa época. Estima-se que a cada 2 minutos sejam produzidas mais imagens que a totalidade das fotos feitas nos últimos 150 anos. Essa é uma estimativa relativamente modesta, considerando-se que existem 1 bilhão de dispositivos com câmera (entre os 5 bilhões de celulares ativos) e que cada um deles captura cerca de 3 fotos por dia (ou mil por ano).
A relevância desse fenômeno não é sua pujança quantitativa. São as transformações culturais e, portanto, qualitativas para a qual aponta. À popularização das câmeras corresponde uma inequívoca multiplicação de sujeitos que passam a enquadrar e ser enquadrados nas telas. O que se coloca em jogo aqui é um processo de apropriação da imagem por novos perfis sociais que não tem precedentes.
Esse espectro, no entanto é ambivalente. Porque essa nova cultura visual oscila entre possibilidades se democratização do acesso ao audiovisual, novos regimes estéticos, superexposição, vigilância e rastreamento. E são justamente essas ambivalências que discuto no capítulo que escrevi para esses livro que já está a venda e já se tornou leitura obrigatória para quem, como eu, acredita que é decisivo, para compreender a nossa época, aprender a Ouvir Imagens.
- organização: Lucas Bambozzi e Demetrio Portugal
- co-autores: Andrés Denegri, Christine Mello, Claudio Bueno, Edu Zal, Fernando Velázquez, Gabriel Menotti, Giselle Beiguelman, Henrique Roscoe, Leticia Ramos, Lucia Koch, Mario Ramiro, Mirella Brandi, Patricia Moran Fernandes, Raimo Benedetti, Roberta Carvalho, Roberto Moreira S. Cruz, Rodrigo Gontijo, Tanya Toft Ag
- participação: Mirella Brandi x Muepetmo, Carolina Caffé, Augusto Mojica Salvador Santos, Don Salvatore, Tatiane Gonzalez, Caio Fazolin, Didiana Prata, Fábio Malini, Fernanda Pessoa, Javier Cruz, Ihon Yadoya, Julia Alves Rodrigues, Heloisa Oliveira, Renata Brabo, Rayane Vasconcelos, entre outros
- editora: Equador
- coord.editorial: Gabriela Longman
- proj.gráfico: Laura Daviña
- gráfica: Ipsis Gráfica e Editora
- realização: AVXLab, Spcine, Sec.Mun.de Cultura-SP
Compre o livro aqui
Transcrição da coluna Ouvir Imagens, de Giselle Beiguelman, veiculada toda segunda-feira, às 8:00, pela Rádio USP (93,7).
Acesse a playlist com todos os áudios da coluna Ouvir Imagens na Rádio USP | Leia todas as transcrições e posts.