Ontem, no Fórum de Cultura Digital, apresentei algumas ideias sobre o que considero as condições de existência da arte digital. Daniel Hora publicou um resumo tão bom sobre minha fala que transcrevo aqui.
Não conseguiria ser tão fiel a mim quanto ele…
Resumo
Em sua palestra, Giselle Beiguelman falou sobre os problemas existentes no Brasil em termos de hardware (infraestrutura física), software (programas) e peopleware (usuários da tecnologia), que condicionam a existência da arte digital. Entre outras questões, mencionou as restrições de acesso à eletricidade em regiões como o Norte do país, a falta de tomadas nos espaços culturais, a oferta reduzida de serviços de acesso público à internet e a carência de softwares e “programas institucionais” contínuos e públicos para a arte digital.
Contudo, Giselle ressaltou que a produção se realiza a despeito das dificuldades, comportando “usos alternativos das tecnologias, desenvolvidos à revelia das universidades, do governo e da massa crítica” de especialistas. A artista defendeu o estímulo a essa estética emergente de “crítica de uso e uso crítico” dos meios, por meio da promoção do “letramento digital” e da implementação de espaços de criação, desenvolvimento, fruição e agenciamento. “Isso nos permitira falar de uma geração tecnofágica, em lugar de produsadores ou fansumidores, escravos felizes patrocinando as marcas” dos produtos tecnológicos, argumentou.
O resumo completo sobre o debate “Arte Digital”, que reuniu eu, Pau Alsina, Patricia Canetti, Laymert Garcia e Andre Vallias vc encontra aqui.
Daniel
novembro 20, 2009 at 17:04
Olá, Giselle!
Que bom que você gostou da fidelidade do relato! Pensamentos compartilhados! A apresentaço está na rede? Seria legal postar o link no blog do Fórum.
Bjs!
Daniel
novembro 20, 2009 at 17:23
Giselle, desculpe, não tinha visto que está no slideshare. Já postei no Fórum.
Bjs!
Pingback: Martha Gabriel
Pingback: Paulo Fagundes Stos
Pingback: giselle beiguelman
Pingback: maithe
Pingback: Marketing 2.0
Pingback: Marcia Ceschini
Pingback: project+ landscapes+
Pingback: Jorge
Pingback: fabioangelus
Pingback: Da Crítica de Uso ao Uso Crítico das Mídias « gb_log
Pingback: Theresa Medeiros
Pingback: Erika Zuza