Poetrica>Critical Texts>Cevolution (2): projetos e inovações

Cevolution (2): projetos e inovações
Por Fernando Carril Côcco Fujihara
20.10.2003
SuperInteressante
http://super.abril.com.br/aberta/colunas/antena_20_10_03.html

Como derrubar as barreiras que impedem a popularização das comunidades móveis em nosso país? Em conversa exclusiva com o sociólogo Sérgio Amadeu (presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão federal dedicado à democratização digital) vem a notícia que o governo está atento às mais avançadas experiências na Europa e estuda como será o acesso universal wireless do futuro, independente dos meios atuais adotados.

Segundo Amadeu, o uso abrangente acontecerá em qualquer lugar do país e muito além dos PCs. Neste momento, há pesquisa em tecnologias abertas e convergentes, próximas ao "Tablet PC", para que cidadão usem um aparelho leve, ligado na net e com acesso a informação livre, acima da sopa de letras que assola o mundo sem fio (Wi-Fi, GPRS, CDMA etc..). Mas até lá é preciso focar na educação eletrônica, presente nos inúmeros telecentros públicos montados.

O tempo conta a favor da expansão móvel: prevê-se que até 2005 haverá entrada de dispositivos de 3ª geração por aqui. Além de baixar o custo das soluções atuais, as novidades serão mais fáceis de usar e até 40 vezes mais rápidas que a geração em uso. O futuro breve nos reservará diários pessoais em vídeo, telejornais comunitários móveis, tempo e guias ligados a mapas.

Agora mesmo há intervenções interessantes, muito além das opções pré-programadas pelos Big Brothers da vida, tidos como "interativos". Por exemplo, quem estiver em São Paulo até 8 de novembro poderá escrever mensagens de até 60 caracteres em três painéis eletrônicos localizados em avenidas de grande movimento.

A responsável por este feito é a multimídia Giselle Beiguelman, idealizadora do projeto "Poétrica", que deixa literalmente nas mãos do público (via mensagens de texto celular ) a criação do conteúdo a ser exibido. Quem quiser participar deve mandar um SMS, a ser exibido na rua por 10 segundos.

Mobilidade e pessoas combinam, só falta conectar o Brasil.


LINKS RELACIONADOS

Arte SMS nas ruas de SP: projetos de Giselle Beiguelman, artista e professora de Comunicação
www.poetrica.net

Projeto original do Tablet PC, um laptop voltado a estudantes e profissionais fora do escritório
www.tabletpc.com

Conheça o autor
O jornalista Fernando Carril pesquisa tecnologias wireless na Editora Abril e escreve aqui "segunda sim, segunda não".