Project Details
Category
audiovisual
Date Added
agosto 14, 2017
Project Brief
Odiolândia (Hateland) from Giselle Beiguelman on Vimeo.
Odiolândia é um vídeo sem imagens que reúne comentários publicados nas redes sociais sobre as ações da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado na Cracolândia.O áudio foi extraído dos vídeos postados na Internet pelos participantes das ações na Cracolândia realizadas entre 21 de maio e 9 de junho de 2017. O título do trabalho nasceu do teor das mensagens postadas pelo público.
Majoritariamente favoráveis ao tratamento policial da questão e ao uso da força e armas de fogo contra os dependentes, elas expressam também o desejo de ver as mesmas políticas aplicadas a outros grupos. Nordestinos, sem terra e gays são alguns dos seus alvos.
Os comentários são apresentados na sua forma bruta, sem correções gramaticais ou adequações de estilo. A única interferência que faço é retirar o conteúdo eleitoral das mensagens.
No fluxo dos textos despidos das imagens, desvela-se um tecido social contaminado pela cultura do ódio. A Cracolândia se expande, como se fosse uma lente através da qual podemos ler a cidade e o Brasil. Transforma-se no ovo da serpente… Como já pontuava Ingmar Bergman: “Através da fina membrana, pode-se ver o réptil inteiramente formado.”
[Para Paula Beiguelman (em memória)]
Odiolândia foi o projeto que realizei para a exposição São Paulo não é uma cidade: as invenções do centro, com curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras.
Mais sobre e Outras exposições de Odiolândia