estante

bula

scroll

p. 0n

p. -0n index colofon p.-1


reversões ou d!z !z 9u&

 

No fundo, no fundo, ali, no verso da página, no source, na fonte, uma situação se define: A Internet não passa de um grande texto. Mas o que acontece quando esse texto vem à tona, quando ocupa a superfície da tela? Uma estranha passagem se impõe aí: da tela à tela, a letra migra, se descontextualiza, problematizando esteticamente a linguagem. Isto posto, pergunta-se: é ou não é literatura?

 

_____ - (1998)

Coisa mais linda desse mundo. É Ascii Art para ninguém colocar defeito. Ascii quer dizer American American Standard Code for Information Interchange. É um código que atribui um valor numérico aos caracteres, padronizando de teclados a programas de computador, permitindo que exista comunicação entre as máquinas. A Ascci Art é uma espécie de dinossauro da infoarte. Consiste em desenhos digitais criados sem computação gráfica, utlilizando apenas os caracteres do teclado. A Microsoft anunciou sua morte, num artigo publicado pelo megasite noticioso Pathfinder (http://cgi.pathfinder.com/time/digital/, 19/06/1998) do grupo Time. Sei, sei...

Mais sobre Ascii : http://www.geocities.com/SoHo/7373/asciinfo.htm

%20Wrong por JODI (1998)

Jodi é uma sigla histórica na linguagem de computação. Um acrônimo para "Juncutre of Discursive Indeterminacies", nome da primeira linguagem de programação para computadores, desenvolvida em 1945 pelo matemático Konrad Zuse. É o nome também da (justamente) mais aclamada dupla de web-artistas (os Dirk Paesmans e Joan Heemskerk) que reinventa cotidianamente a linguagem de programação com perspectivas estéticas. Em %20Wrong, brincam com as ilusões dos programas de interação e formação de comunidades virtuais relativizando a eficiência dos sistemas de envio e recepção de mensagens. Não por acaso a home page, e o prórpio endereço do site, começam por 404... Número que identica o famoso erro: "Not Found" ou site não encontrado.

Veja também: http://oss.jodi.org. Não se assuste. O site interfere no seu desktop, mas não corrompe seu equipamento.

Sobre JODI:
Beyond Interface e We Love Your Computer (The Aesthetics of Crashing Browsers)

http://www.0100101110101101.org/

A misteriosa 0100101110101101.org apareceu em fevereiro de 99 e vem causando estardalhaço desde o primeiro dia. Trata-se de um site de "art-hakckertivism". Começou duplicando os arquivos da hell.com, um site fechado de web arte, e disponilizando suas exposições para todos. Daí, passou a mão em sites de superstars da web-arte, como JODI, Zuper! (www.zuper.com), fakeshop (www.fakeshop.com), e os reorganizou randomicamente, colando e clonando suas peças, que se tornaram novas obras. Acaba de "hackear" a galeria de net.art Art.Teleportacia (www.telepotacia.org), primeira a tentar vender obras de arte do gênero. Com isso, eles nos lembram que o que particulariza as cyberarts é a perspectiva transgressora. Enfim poder entrar na época da reprodução técnica da arte, pela lógica das infinitas possibilidades de rearranjo da linguagem binária do 0 e 1.

\\ m9ndfukc

Nesse enigmático site dinamarquês, de letras e números praticamente abolem a necessidade de vogais e fazem da visualidade dos erros computacionais matéria-prima da arte. Aqui o que se explicita é o princípio da web como uma grande teia de textos, a idéia que qualquer construção ou deslocamento no seu interior, dependem de uma estratégia de digitação. Aponta-se para a força do vínculo entre o cyberspace e a letra pela desescritura parâmetros de leitura.

 

estante

bula

scroll

p. 0n

p. -0n index colofon p.-1